sexta-feira, 16 de junho de 2017

Realengo 100% verde — A voz do morador

Guilherme Oliveira, produtor cultural, Mário Gomes, ator, Carlos Roberto, comunicador, em apoio ao Movimento Social Realengo Verde

Moradores da região lutam pela conquista do Parque Realengo Verde, que se tornaria uma área de lazer em um ponto de fácil acesso para todos da Zona Oeste. O espaço fica situado na rua Carlos Wenceslau, 343, próximo ao Corpo de Bombeiros de Realengo e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ)




Ponto de vista dos moradores que apoiam 100% o Parque Verde:

Segundo Leandro, integrante do movimento em prol da construção do Parque Realengo Verde, o bairro está em um vale abafado, um local muito quente e não contém espaços para jovens, idosos, crianças e toda população praticar esportes e desenvolver projetos culturais, por exemplo.

Desta forma, a construção de um parque em um terreno com 142.000m² ao qual se encontra a mais de 40 anos abandonado, seria de vital importância para os moradores de toda Zona Oeste, e também uma grande conquista.

— O Parque Verde vai trazer turismo ecológico para Realengo. O mundo vai querer conhecer esse pequeno pulmão no meio do nosso bairro. Sonhamos em ter 100% parque e não dividi-lo com condomínios, e sim, com a Zona Oeste — explicou.

— Minha pergunta é, o que a União vai deixar para a população da Zona Oeste? Precisamos de um lugar que estabeleça cultura, educação, esporte e cidadania na região — questionou, em entrevista ao Portal Zona Oeste Tudo de Bom.

O impasse 

Hoje existem dois projetos em pauta na Prefeitura do Rio, o primeiro apresentado, contempla que todo terreno será convertido em um parque verde aberto a todos. O segundo projeto visa dividir o local em 50% parque e outros 50% para a construção de um condomínio de residências voltado para militares. Entretanto, os participantes do Movimento questionam e defendem um posicionamento contra esta segunda hipótese. 

A área está sob posse da Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex), que é uma instituição sem fins lucrativos criada e administrada pela Fundação Habitacional do Exército (FHE), contudo, o espaço pertencente à União desde o fim da Fábrica de Cartuchos em 1977.
Área destinada ao futuro Parque Realengo Verde/ reprodução
Benefícios em se ter o parque em Realengo segundo moradores

Para Marcos, que também é morador da região e participa do grupo em defesa do projeto 100% parque verde, alguns pontos de vista concernentes aos aspectos positivos em se ter um local amplo e com atividades variadas para população precisam ser elencados. 

Vejamos a seguir a análise feita por Marcos:

O clima: O parque seria um "Jardim Botânico";

As crianças não têm nenhuma área de lazer, por exemplo, os jovens brincam no meio da rua. Os pais que não têm um quintal para seus filhos brincarem, deixam os mesmos no perigo das ruas ou presos dentro de casa;

O terceiro ponto: Não há lugares para onde ir nos finais de semana. Para aonde vamos? Para dentro do shopping? Não temos lugares de lazer amplos, de céu aberto para passarmos os dias de descanso;

Ali, podemos perceber que é um local onde se encontram muitos pássaros. Existem 8 papagaios em média, que fazem o caminho de ida e volta entre os dois maciços: o da Pedra Branca e o da Serra do Mendanha, preservando assim, a fauna e a flora do espaço.

O que mais falta?

Um acordo entre Poupex e integrantes do movimento organizado no bairro, que conta com um abaixo-assinado com mais de 8 mil assinaturas, e apoiado por mais de 20 organizações da sociedade civil.

A voz do morador 

Gostaríamos que a população apoiasse a luta por esta conquista. O parque não é do Movimento. Somos moradores de Realengo, Bangu, Campo Grande, Padre Miguel e também, outras pessoas que nem residem na região, mas participam, lutam e apoiam.

Esperamos que todos se conscientizem da importância do parque, porque ele trará uma qualidade de vida para nós. Ainda não temos um lugar, como o proposto, para prestigiarmos, buscamos o melhor para os nossos bairros.
Membros da iniciativa em frente ao local com cartaz em apoio à proposta 100% parque verde/ reprodução
Curta e fique ligado na página oficial Parque Realengo Verde e saiba tudo o que está rolando no Movimento do bairro.

Para um detalhamento maior, e mais profundo de toda a história que envolve o Parque Realengo Verde, veja a reportagem abaixo:

Terreno realengo - até quando?

Repórter - Daniel Valle
Danielvalleq@gmail.com

Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

1 comentários:

Deixe aqui o seu comentário.




Arquivo do portal