domingo, 17 de dezembro de 2017

Fundação Xuxa Meneghel promove oficina para detentas do Talavera Bruce

Na 3ª edição da Semana Estadual do Bebê do Rio de Janeiro realizada no Presídio Talavera Bruce entre os dias 4 e 8 desse mês (dezembro), a Fundação Xuxa Meneghel ministrou a oficina “Prevenção das Violências Sexuais desde a Primeira Infância”, com a intenção de proteger crianças de violações de direitos logo nos primeiros dias de vida.
Foto: Ana Letícia de Moraes

Foram promovidas rodas de diálogo e oficinas sobre proteção e humanização do atendimento às internas e aos bebês. Atividades voltadas para às mulheres da Unidade Materno Infantil do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.


A literatura infantil “Pipo e Fifi”, do Instituto Cores, foi o recurso utilizado para tocar na temática da atividade, pois ele funciona como uma ferramenta de preservação, explicando conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos e afetividade às crianças. De forma simples, o livro ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e proteção.
Foto: Ana Letícia de Moraes
Depois da oficina as detentas participaram uma dinâmica, onde era preciso desenhar personagens e lugares aos quais os bebês e elas se sentissem seguros. Conduzir esse exercício levava as participantes a refletirem os espaços que elas entendem como refúgios para as situações do dia a dia, sejam dentro ou fora do sistema prisional.

Unidade Materno Infantil

A UMI é uma referência entre as unidades prisionais desse porte. As internas vão para essa unidade após dar a luz e ficam lá com seus bebês até que os mesmos concluam a etapa da amamentação exclusiva de leite materno, ou seja, com idades entre seis meses e um ano. Com a devida atenção judicial, algumas mulheres que já estão para receber a liberdade, conseguem mais um tempo para permanecer com o filho na unidade e saírem os dois juntos.

Quando não há outra opção, após esse período, as famílias das internas acolhem os bebês. Em alguns casos, a criança é encaminhada para uma família acolhedora, que cuida até que a mãe receba liberdade. E como última opção, o bebê vai para uma instituição de acolhimento. Com a Semana do Bebê, o objetivo é incidir pela agilidade na atenção judicial e a valorização do vínculo mãe-bebê para o desenvolvimento saudável da criança.

Semana Estadual do Bebê

A Semana do Bebê faz parte de uma agenda proposta pelo UNICEF a estados e municípios de todo o Brasil para promoverem grandes mobilizações em favor da primeira infância. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Fundação Xuxa Meneghel, Rede “Não Bata, Eduque!”, Rede Nacional Primeira Infância, Ministério Público-ERJ, UNICEF, UNI-Rio, RioSolidario, Instituto Arcádia e o projeto “Universal nos Presídios”. Conheça a Fundação Xuxa Meneghel

Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários:

Deixe aqui o seu comentário.




Arquivo do portal