domingo, 17 de dezembro de 2017

Confraternização do Conselho Comunitário de Segurança na Vila Militar

Nesta quinta (7) foi realizado um evento social de confraternização do Conselho Comunitário de Segurança (14ª AISP - Área Integrada de Segurança Pública)na Área de Lazer dos Subtenentes e Sargentos da Vila Militar.
Foto: Sales Moreno
A partir do meio-dia, representantes de diversas organizações foram chegando para prestigiar essa iniciativa do diretor social do Conselho, Carlos Roberto (primeiro à esquerda na foto acima, ao lado dele Rolifild Papil, conselheiro tutelar de Realengo e integrantes da Via Rio à direita).

Estiveram presentes no local, integrantes da Via Rio, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Universidade Castelo Branco, empresários e artistas da Zona Oestealém do vereador Marcelino D'Almeida.
Vereador Marcelino D'Almeida compareceu para prestigiar a confraternização / Foto: Sales Moreno
Funcionários da Via Rio foram um dos primeiros a chegar / Foto: Sales Moreno
Agora, você conhece o Conselho Comunitário de Segurança?

Ele é o canal de participação popular em assuntos ligados à Segurança Pública e tem caráter consultivo. Neste caso, as questões levadas ao Conselho auxiliam no processo de tomada de decisão dos responsáveis pelas ações, mas não os obrigam a agir desta forma. Cabe aos gestores das organizações policiais ouvirem as questões apresentadas e adotar as providências necessárias para a solução dentro da sua esfera de competência ou encaminhá-las a quem possa resolvê-las, além de apresentar os resultados das ações.

Continuando 

Na ocasião festiva, os participantes não abordaram assuntos relacionados a segurança pública como acontece nas reuniões mensais da AISP 14. Eles aproveitaram o momento para fazer networking.
De primeira qualidade, o almoço servido foi elogiado por todos / Foto: Sales Moreno


Membros do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar também marcaram presença.
Capitã Priscila da UPP do Batan / Foto: Sales Moreno
Ten. Coronel ED. Com. Destacamento de Bombeiro Militar de Realengo / Foto: Sales Moreno
Antes de continuar mostrando esta confraternização, vamos entender pra que serve o Conselho Comunitário de Segurança.

Ele deve promover a integração das instituições policiais com a comunidade e desta com a polícia, restituindo a credibilidade de ambos os lados e transmitindo confiança e sentimento de segurança. A aproximação entre polícia e comunidade deve contribuir para a construção de uma relação de respeito mútuo entre policiais e cidadãos.

A integração pode ser de diversas formas, desde a realização constante das reuniões e prestação de contas das questões apresentadas, até o desenvolvimento de programas articulados voltados para a prevenção de delitos e redução de riscos. Uma decorrência dessa integração é o desenvolvimento de programas de instrução e campanhas educativas que fortaleçam os vínculos comunitários com as organizações policiais.

Legal não é? Saiba mais um pouco

Outra finalidade do Conselho é conhecer os problemas de cada localidade pela ótica dos moradores e demais usuários dos serviços das organizações policiais. O diagnóstico dos problemas, com mais precisão e construído por ambas as partes, permite, por exemplo, o desenvolvimento de ações voltadas para o controle da violência e da criminalidade. Permite ainda, a discussão desses problemas com os responsáveis pelas ações policiais naquela região auxiliando no estabelecimento de prioridades. 

Além disso, esse diagnóstico também inclui a identificação de deficiências de instalações físicas, de equipamento, de armamento e viaturas. Finalmente, esses encontros possibilitam a delimitação mais clara junto às comunidades do papel das diversas instituições que podem agir de forma integrada para o controle da violência e da criminalidade. Nas suas discussões, devem ser priorizadas as questões ligadas à segurança pública, contribuindo para um melhor entendimento da comunidade sobre o tema.
Bom saber! Então continuando

A Universidade Castelo Branco, que é uma referência de ensino na Zona Oeste, apoiou a realização dessa reunião social. O vice-reitor da Castelo, Leomar Valença Lima, conversou com o presidente da Área de Lazer dos Subtenentes e Sargentos da Vila Militar, o 1º ten.  Castello, sobre uma possível parceria entre ambas as partes.
Ten. Castello e vice-reitor da UCB, Leomar Valença, em reunião na ALSSVM / Foto: Daniel Valle
Foto: Daniel Valle
Foto: Daniel Valle
A cantora Thifany Cristian que faz shows por toda região deu até uma "palinha" para todos ali e foi aplaudida de pé.
Thifany em foco a direita da imagem / Foto: Sales Moreno
Veja a palinha e a chamada que a cantora fez através do Portal Sua Voz na Zona Oeste. Anota aí que vale a pena!


A mídia "A Sua Voz na Zona Oeste" cobriu tudo o que rolou durante a confraternização.
Repórter Wagner Thomaz e o cinegrafista Magaiver entrevistam o vice-reitor da Castelo / Foto: Daniel Valle

Mais fotos do evento abaixo:
Jornalistas Wagner Thomaz, Daniel Valle e Carlos Roberto / Foto: Sales Moreno

Foto: Sales Moreno
Foto: Sales Moreno
Foto: Sales Moreno
Foto: Sales Moreno
Foto: Sales Moreno
Foto: Sales Moreno
Foto: Sales Moreno
Foto: Sales Moreno
Foto: Daniel Valle
Foto: Daniel Valle
Foto: Daniel Valle
Foto: Daniel Valle
Foto: Daniel Valle
Foto: Daniel Valle
Foto: Daniel Valle
Foto: Daniel Valle
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários:

Deixe aqui o seu comentário.




Arquivo do portal