sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Prainha conquista renovação do Selo Azul

A Prainha, recanto ecológico localizado na Zona Oeste da cidade, conquistou mais uma vez a renovação do Selo Bandeira Azul. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (01/12), durante evento que reuniu o secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Jorge Felippe Neto, e o representante e auditor internacional Evangelos Roussos, da ONG Foundation For Environmental Education (FEE). O selo concedido pela organização não governamental atesta a qualidade das praias pelo mundo e sua importância para o meio ambiente da cidade que o conquista.
Divulgação
Em sua primeira visita ao Brasil, o auditor percorreu toda a praia a fim de ratificar os itens que são analisados para a concessão do certificado. A decisão da certificação ocorreu em Copenhagen, na Dinamarca, e a Prainha renovou o diploma para a temporada de 2017/2018.

Programa Bandeira Azul

Para manter a classificação e garantir o selo, a Prainha atende desde 2012, ano em que recebeu o título, a 33 quesitos que são avaliados anualmente pela instituição, distribuídos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental.

O programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. O programa teve início em 1987 na Europa (no Brasil foi a partir de 2004).

Divulgação
A secretaria também mantém o Núcleo de Educação Ambiental com uma equipe de monitores formada por biólogos, geógrafos, uma engenheira ambiental e um sociólogo que trabalham para promover um programa de educação ambiental permanente, voltado para ações de conscientização e preservação do meio ambiente.

A Prainha possui ainda um Parque Natural Municipal, administrado pela Seconserma, tem uma área de 147 hectares, aberto à visitação diariamente das 8h às 17 horas, na Av. Estado da Guanabara, 58, Recreio. O parque é composto por um centro de visitantes, mirantes e trilhas ecológicas, que desvendam paisagens selvagens em um cenário inesquecível.

Criado em 2001, o local é um marco na preservação da região que une Prainha a Grumari. A área de proteção ambiental é conhecida pela harmonia entre o verde e o mar, que transforma a paisagem em uma das mais bonitas da cidade.

Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários:

Deixe aqui o seu comentário.




Arquivo do portal