terça-feira, 20 de março de 2018

1º Prêmio Estadual do Patrimônio Imaterial da Dança de Quadrilha de Roça, de Salão e Infanto

A alma Junina de um Militar!
A imagem pode conter: 2 pessoas
Hoje, gostaria de agradecer a pessoa do meu amigo Xandson de Braços Abertos, a Srª Cris Gurjão, ao amigo Milton Luiz, a Associação das Quadrilhas Juninas do Rio de Janeiro - AquaRio, ao amigo Augusto Vargas, da Secretaria de Estado de Cultura (INEPAC), e a tidos integrantes do Movimento Junino Carioca,, pela deferência e homenagem a minha pessoa no último dia 25 de fevereiro, durante a premiação do "1º Prêmio Estadual do Patrimônio Imaterial da Dança de Quadrilha de Roça, de Salão e Infanto", realizado pela SEC/RJ, guardarei na lembrança a homenagem com o prêmio Divulgação, em prol do Movimento Junino, e a recordação da bela festa, com belos espetáculos, que nos envolveram e nos fizeram sonhar, com um mundo mais alegre e feliz.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Venho a anos com esse projeto de festa Junina na Vila Militar, para ser exato desde 1995, quando era integrante da Seção de Comunicação Social da 1ª Divisão de Exército, no Quartel General da Vila Militar, onde era um dos organizadores e responsável pelo Arraiá da Vila Militar, onde era realizado, inicialmente, em frente ao QG da 1ª DE, na Av. Duque de Caxias, Nr 1965, e depois transferido para a Praça Marechal Hermes, também na Vila Militar.

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Xandsom De Braços Abertos, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna


Com as normativas que proibiram as atividades festivas em unidades militares, de qualquer natureza, a época por questões de segurança, as festas passaram a ser realizadas nos Clubes Militares, da Vila Militar. Continuei a realizar festas juninas, mais em área civil, no bairro de Santa Cruz, onde morava, e sentia muita dificuldade em realizá-las, pois muita coisa mudará nas festas juninas, que passaram a ser praticamente escolares, as festas em clubes e de rua, diminuíram e as que existiam eram mecânicas, passaram apenas possuir som e barracas de comidas típica., sem as tradicionais quadrilhas juninas.
Sou de um tempo em que andávamos de rua em rua, assistindo ensaios de quadrilhas juninas. Ficávamos doidos, que chegassem as Festividades de São Jõao para ver a tradicional fogueira, se deliciar com os quitutes e assistir as quadrilhas, ponto alto das festas.
Em minha vida civil sempre fui militante da Cultura, por acreditar que a mesma, aliada a Educação, fazem a diferença em nossa realidade e modo de vida, sendo ferramentas eficazes para a diminuição de nossos problemas sociais.
Mais o destino me deu mais uma chance para reconduzir este sonho, de contribuir para o resgate desta manifestação cultural, em nossa região, a Zona Oeste. Fui convidado para ser o Diretor Social e Cultural da Área de Lazer dos Subtenentes e Sargentos da Vila Militar, onde tenho o mister derradeiro de proporcionar lazer, cultura e entretenimento a Família Militar, e hoje também a sociedade civil que fazem parte de nosso cotidiano em convivência profícua.
Começamos o Projeto “ARRAIÁ DA ALSSVM”, onde estamos indo para o nosso 5º ano consecutivo, com o ímpeto de torná-lo um referencial cultural, um espaço para que possamos manter essa tradição brasileira e familiar.
Enfim agradeço pela deferencia, e as palavras de meu amigo Milton Luiz, da Quadrilha Gonzagão do Pavilhão, e apresentador do prêmio, que com suas palavras demonstrou que podemos viver em um mundo onde diferenças, estereótipos e preconceitos podem ser vencidos, acima de tudo pela Educação e a Cultura. "Esse camarada, tinha tudo para não pertencer a esse mundo, mais contrariou as lógicas, e esta conosco, no Movimento Junino, apoiando e divulgando, e lutando pelo movimento na Zona Oeste...." - Milton Luiz
Agradeço mais uma vez a todos e ao meu amigo XANDSON, por acreditar em nosso projeto e por estar conosco em parceria desde o início de nosso trabalho no 1º Arraiá. Seguimos firmes com o propósito de que a ALSSVM, seja a casa da Família Junina, e que ajude a propagar a tradição da Festa de São João na Zona Oeste.


E que venha São João! Já não vemos a hora de nos encontramos, em Julho, no 5º ARRAIÁ DA ALSSVM, com o 5º Concurso de Quadrilhas Juninas do Rio de Janeiro, da AquaRio, em nossa sede na Estrada São Pedro de Alcântara, 1462 – Vila Militar.
Postagem Anterior
Proxima Postagens

0 comentários:

Deixe aqui o seu comentário.




Arquivo do portal